Capítulo Quatro - Quem é Jesus Cristo


Um dos maiores tabus do cristianismo é tratado neste capítulo - a origem de Jesus Cristo. 
É importante deixar claro que não temos pretensão de defender uma doutrina mas sim expor os detalhes que passam despercebidos da grande maioria das pessoas. Cabe a você analisar e tirar suas conclusões por si só.
Como de costume, o livro trata esse assunto te forma superficial  e não lhe mostra todos os textos bíblicos e argumentos que possam comprometer sua interpretação.

O paragrafo 11 declara que Jesus é o Primogênito e o Unigênito de toda a criação e com base nisso afirma em seguida que Jesus foi criado por Deus. Vejamos os significados dessas palavras.

PRIMOGÊNITO

Segundo o dicionário:
  1. Aurélio online: Que ou aquele que nasceu antes dos outros irmãos; filho mais velho.
  2. Michaelis online: Que ou aquele que nasceu antes dos outros; que ou aquele que é o primeiro filho do matrimônio; o mais velho
  3. Significados online: A origem da palavra primogênito deriva do latim primogenitus, formada pela junção de primus, que significa “primeiro” ou “o que veio antes de todos”, e genitus, que quer dizer “gerado”. Assim, o significado literal de primogênito seria “aquele que foi gerado antes de todos”.
  4. Léxico online:  O primeiro filho
  5. Estudo Perspicaz*: primeiro nascido, o filho varão mais velho dum pai (em vez de o primogênito da mãe), o princípio da faculdade procriativa do pai (De 21:17); também, o primeiro macho nascido dos animais, às vezes chamado de “primogênito” (ou “primeiro nascido”). — Gên 4:4.

UNIGÊNITO

Segundo o dicionário:
  1. Aurélio online: Filho único. O Unigênito de Deus: Jesus Cristo. O Único gerado por seus pais.
  2. Michaelis online:  Que não tem irmãos; que é o único gerado por seus pais. Diz-se de Jesus Cristo.
  3. Significado online: Este termo é utilizado para se referir ao filho único de um casal, ou seja, quando só foi gerada uma criança, sem irmãos.
  4. Léxco online: Único que foi gerado por seus pais.
  5. Estudo Perspicaz*: A palavra grega mo·no·ge·nés é definida pelos lexicógrafos como “único de sua espécie, ímpar”, ou “o único membro de uma parentela ou espécie”.
Com base no significado de UNIGÊNITO, você consegue chegar a conclusão que Jesus é assim chamado por ter sido o único criado diretamente por Jeová, como afirma o livro? 

Ao analisar o significado de unigênito e primogênito consegue notar alguma base para afirmar que Jesus foi "criado" por Deus? 
Será que criar e gerar significam a mesma coisa?

Criarfazer = dar origem a algo de natureza distinta.

Gerarser o Pai de = dar origem a algo da mesma natureza.
Exemplos: 
Um casal pode gerar filhos, mas não podem criar**.
Um artista pode criar uma obra de arte, mas não pode gerar como tendo a mesma natureza de si mesmo.

Ao verificar os significados de Primogênito, Unigênito, gerar e criar, você diria que Jesus foi criado ou gerado por Deus?
Por algum motivo o livro Bíblia Ensina não aceita que ele foi gerado em vez de criado. O parágrafo 12 deixa isso bem claro e ainda afirma: "Não é isso que a bíblia ensina. como vimos [...] o filho foi criado". O motivo para isso parece estar subentendido nesse mesmo paragrafo  

*Publicado pelas Testemunhas de Jeová 
**Não confunda, criar também pode assumir o sentido de dar criação, cuidar, educar, porém não se enquadram nesse tema. Estamos falando no sentido de fazer surgir, trazer à existência.