Capítulo Cinco - O resgate - a maior dádiva de Deus

     Este é sem duvida o assunto central de todo o cristianismo. O que a maioria das religiões chama de Plano da salvação aqui é denominado Resgate. 
     De inicio, destaco a frase que está no paragrafo 17:
"Para recebe-las, [bênçãos futuras, incluindo a vida eterna com saúde e paz] temos de mostrar que prezamos a dádiva do resgate"
     O que estaria envolvido em mostrar que prezamos  a dádiva do resgate? O que está sendo dito aqui na verdade é: "Você precisa fazer algumas coisa, do contrario o resgate será em vão para você". Alguns desses requisitos estão descritos nos parágrafos seguintes, outros apenas nos capítulos à frente, e alguns ficaram subentendidos nas entrelinhas. Mas não se preocupe, com este material que esta lendo você ficará sabendo de tudo o que não lhe mostrariam. 

     A primeira forma de "mostrar gratidão" é: Conhecer o grande doador: Jeová. Ok, nada a discordar mas segundo o parágrafo 19, você poderá fazer isso estudando a bíblia "com o auxílio deste livro [Bíblia Ensina]". Se você já acompanhou as analises dos capítulos anteriores dificilmente concordará com isso.

     A segunda é: Exercer fé no sacrifício de resgate de Jesus. Ok, nada a discordar mas perceba que o parágrafo 20 constrói uma narrativa sugestionando que é mais importante você "mostrar" sua fé por meio de obras. 
     O parágrafo cita "quem exerce fé no filho tem vida eterna" e em seguida substitui a palavra "exerce" por "mostrar". Qual a diferença? Simples: Jeová vê no seu coração quando você exerce fé verdadeira, ele não precisa das obras para saber isso. Por outro lado, quem se preocupa  em mostrar a fé por obras está mostrando não a Deus mas a homens.
     Isso claramente contraria o ensino bíblico. 
Efésios 2:8,9 - Graças a essa bondade imerecida vocês foram salvos por meio da fé, e isso não se deve a vocês; na verdade, é dádiva de Deus.  Não, não é resultado de obras, a fim de que ninguém tenha razão para se orgulhar.
Romanos 3:28 - Pois nós concluímos que o homem é declarado justo pela fé, sem depender de obras exigidas por lei.
    Mas você pode se perguntar: As obras não são importantes? A fé sem obras não está morta? (Tiago 2:26)
     Entenda: Quem não tem fé também pode ter obras. Obras mostram fé, mas não produz a fé. Você pode ter obras e não ter verdadeira fé, as obras não vão te fazer ter fé, obras não causam fé. Do mesmo modo, se alguém alega ter fé mas não possui boas obras, essa fé não é verdadeira. A verdadeira fé produz boas obras nas pessoas. Esse é o perigo que incentivar pessoas a demonstrar sua fé pelas obras, muitos podem achar que possuem a fé mas na verdade não passam de obras.
     Ainda assim a literatura das Testemunhas de Jeová afirma claramente que não adianta apenas ter fé em Jesus e que é preciso mostrar essa fé em nossa vida, que também precisamos obedecer às ordens de Deus (Ordens que só estão disponíveis na interpretação bíblica feita pelas testemunhas de Jeová) para provar que nossa fé é verdadeira. (Clique aqui caso alguém negue que isso é verdade)  


       E a terceira forma é: Assistir à celebração anual da Ceia do Senhor. Este é o assunto chave deste capitulo.

     Aqui esse evento é chamado de "ceia do senhor" mas é muito mais comum as TJs se referirem a essa ocasião como: "Comemoração da Morte de Cristo". Não parece um pouco errado dizer que se esta comemorando a morte de uma pessoa? É comum criticarem os católicos por usarem a cruz (objeto que representa o instrumento que matou Jesus) em joias e se dizer que eles estão errados por usar como adorno a arma que matou o nosso salvador. Sendo assim, seria correto dizer que se comemora a morte desse mesmo salvador?
     Os detalhes da comemoração são explicados no apêndice da página 206. Note que Jesus dispensou Judas iscariotes antes da celebração
     Jesus partiu o pão e deu para os discípulos comerem e depois deu o vinho para todos beberem e todos os 11 que estavam ali assim o fizeram. Note que Jesus não convidou mais nenhum dos seguidores para estar ali observando.
     Na comemoração realizadas pelas TJs dificilmente você verá alguém comer do pão e beber do vinho, o motivo é explicado no livro, e ainda por cima convida-se a todas a pessoas para estarem ali presentes não apenas como observadores mas para receber nas próprias mãos o pão e o vinho, [que significam o corpo e o sangue que Jesus deu em sacrifício e que também simboliza o novo pacto, os quais Jesus disse aos seus discípulos: "comam  e bebam todos vocês pois isso representa o meu 'sangue do pacto' que será derramado em beneficio de muitos, para perdão de pecados"] olhar para eles, e passar para a pessoa ao lado. Isso mesmo, é isso que fazem na comemoração da morte de Jesus.
     Talvez você não perceba de imediato mas, na página 207, é dito que o vinho representa o sangue de Jesus, e que por sua vez, este torna válido o pacto e é por meio dele que ocorre o perdão de pecados para assim os humanos tornarem-se puros aos olhos de Deus e serem admitidos no novo pacto. No paragrafo seguinte é dito que apenas os que estão nesse pacto podem comer e beber dos símbolos e como já foi dito, pouquíssimos são os que comem e bebem, e se você for prestigiar o evento será instruído a não comer. 
     Ou seja: não está explicito aí mas estão simplesmente dizendo que o sacrifício de jesus não foi por todos nós, que o pacto não é para todos, que o perdão pelo sangue de Jesus não é para todos e que poucos podem tornar-se puros perante Deus pelo sangue de Jesus. (Isso explicaria o porquê deles priorizarem as obras como requisito para a fé e não o inverso) 
Pergunte:
  • Então quer dizer que Jesus não morreu por mim?

     Quantos e quem são esses sortudos afinal? O livro abordará esse assunto no capítulo 8 mas adianto que, segundo o ensino, só pode fazer parte desse seleto grupo se for uma Testemunhas de Jeová e inclusive toda a liderança Tj professa fazer parte deles.
     Para finalizar, na pagina 208 os que não fazem parte do pacto obedecem à ordem de Jesus e assistem à Ceia do Senhor, mas comparecem como observadores respeitosos, não como participantes do pão e do vinho.
O que acha de perguntar ao seu instrutor que ordem foi essa que Jesus deu? 
  • Onde é possível encontra-la na bíblia? 
  • Jesus chamou observadores quando instituiu a Ceia do Senhor?
  • Será que Jesus queria que seus seguidores recebessem nas mãos os símbolos de seu corpo e sangue para apenas observá-los e passa-los adiante?
  • Onde diz que apenas os que vão para o céu fazem parte do novo pacto e os que ficariam na terra não? 
   Esse é um assunto importantíssimo que se associará a outros ainda mais importantes à frente, por isso, se você está estudando com as testemunhas de Jeová e possui um conhecimento bíblico ainda superficial, é importante continuar consultando os comentários aqui feitos, do contrario muito dificilmente você perceberá as incoerências que estão por vir.