Capítulo Seis - Onde estão os mortos?



     Grande parte das religiões cristãs crê que a alma é imortal e permanece consciente após a morte do corpo. As testemunhas de Jeová afirmam o oposto disso e apresentam seus argumentos neste capítulo. O texto bíblico parece realmente confirmar o que as TJs defendem em relação à alma mas não ao espirito. O paragrafo cinco é claro ao dizer que assim como a alma, o espirito deixa de existir no momento da morte, isso é claramente defendido na literatura TJ. No apêndice das páginas 208-211 há a tentativa de defender essa interpretação mas não são mostradas provas bíblicas para dar suporte a isso.
     O argumento mais usado é: "O espirito é como uma chama de uma vela, ou a eletricidade, quando morremos ele não vai para lugar algum mas apenas deixa de existir"
Ainda no apêndice é citado um texto que parece sugerir que o espirito retorna para Deus e em seguida explica-se por que não é isso que acontece realmente.
      Porém o texto citado não é o único que parece afirmar que o espirito retorna para Jeová. Veja:

Eclesiastes 12:7 - Então o pó volta à terra, de onde veio, e o espírito volta ao verdadeiro Deus, que o deu.
Jo 34:14 - Se ele fixasse sua atenção neles, E recolhesse o espírito e o fôlego deles
Salmos 31:5 - Às tuas mãos confio* o meu espírito. Tu me resgataste, ó Jeová, Deus da verdade. *Nota: "ou, entrego".
Salmos 104:29 - Quando escondes a tua face, ficam agitados. Se lhes tiras o espírito, morrem e voltam ao pó.
Salmos 146:4 - Seu espírito sai, e eles voltam ao solo; Nesse mesmo dia os seus pensamentos se acabam.
Atos 7:59 - Enquanto apedrejavam Estêvão, este fez o apelo: “Senhor Jesus, receba o meu espírito.”
João 19:30 (Edição 2015) - Depois de receber o vinho acre, Jesus disse: “Está consumado!” e, inclinando a cabeça, entregou o espírito.* *Nota: Ou: “expirou; deu seu último suspiro”.
      Observe como esse texto de João 19:30 estava na versão anterior da bíblia dos TJs. Compare as notas nos dois textos:

João 19:30 (Edição 1986) - Tendo então recebido o vinho acre, Jesus disse: “Está consumado!” e, inclinando a cabeça, entregou o [seu] espírito.* *Nota: Ou “parou de respirar”. Lit.: “entregou o espírito”  

Com base nesses textos, o que você diria que acontece ao espírito após a morte? 

     Mostre estes textos ao seu instrutor e pergunte como o espirito deixa de existir já que a bíblia parece mostrar que ele retorna ao Criador. Provavelmente a resposta que ele te dará será esta: 
     "O sentido real desses textos não é que o espirito retorna para o Criador e sim que, ao morrermos, o que retorna a Deus é a possibilidade de dar-nos vida novamente, Na verdade significa que, para quem morre, qualquer esperança de vida futura depende de Jeová. A sua vida está nas mãos de Deus, por assim dizer. Somente pelo seu poder é possível que o espírito, ou força de vida, seja devolvido à pessoa, de modo que ela viva de novo. "
     Esse argumento está no apêndice na página 211 e seria uma boa explicação se não fosse por um detalhe: não há nenhuma evidencia que indique que isso seja verdade. 
      Peça ao instrutor alguma evidência bíblica que sustente essa ideia e veja que não há.

Pergunte:
  • A bíblia parece declarar que o espirito retorna realmente para Deus. Se isso não é verdade, De que forma se descobriu que isso não é verdade? 
  • Como foi que se chegou a essa certeza?
  • Como se descobriu isso que esses textos citados devem ser interpretados dessa forma?
  • Quais os textos bíblicos que levaram a se descobrir isso?
     Garanto que nenhuma Testemunha de Jeová sabe dar respostas satisfatórias a essas perguntas.

     É provável que lhe seja apresentado o seguinte texto: “‘Retornai a mim e eu vou retornar a vós’, disse Jeová dos exércitos.(Malaquias 3:7) e o seguinte argumento: 
“Retornar” a Jeová significava largar um proceder errado e harmonizar-se de novo com o modo justo de Deus. E “retornar” Jeová a Israel significava que ele daria novamente atenção favorável ao seu povo. Em ambos os casos, “retornar” envolvia uma atitude, não um deslocamento literal de um lugar geográfico para outro. 
     Usasse este texto para provar que o espirito não retorna literalmente a Deus, neste caso, o verbo "voltar" têm sentido de:  voltar a atenção, voltar a confiar, voltar a adorar...
   Será que é correto usar a forma como uma palavra foi usada em algum lugar da bíblia como justificativa para atribuir um significado diferente a essa mesma palavra ao aparecer em outro local da bíblia? Se assim for, todas as vezes que a bíblia usa o verbo "voltar" deveria ser  interpretado como não sendo literal, o que certamente não ocorre.  Vale lembrar que a escrita da bíblia durou mais de mil anos, sendo feita por mais de 40 homens de diferentes culturas, épocas, contextos e idiomas. Sendo assim o sentido dado a uma palavra não pode de forma alguma ser usado para explicar outras partes das escrituras. 


     Essa tática já foi usada no capitulo 3, parágrafo 11, para mudar o sentido de "novos céus e nova terra" lembra? 

     Notou o malabarismo interpretativo que foi preciso ser feito para provar algo que a bíblia "parece" afirmar diferente?
     É comum as Testemunhas de Jeová compararem a bíblia a uma carta de um pai amoroso enviada ao seu filho, mas, que pai amoroso seria esse que escreveria uma carta que aparentaria dizer o oposto do que ele realmente quer dizer?
     Carta esta que levaria milhares de pessoas (filhos) a tirarem conclusões supostamente erradas sobre o que está escrito e sendo necessário recursos interpretativos para encontrar  o sentido real da mensagem. 

      Talvez você esteja se perguntando: ''que diferença faz o que acontece ao nosso espírito na morte? seja como for não podemos fazer nada para mudar isso''.
     Realmente não podemos fazer nada, independente do que realmente aconteça na morte, más há algo que devemos observar com cuidado, veja o comentário do parágrafo 16.


     O paragrafo 16 faz afirmações surpreendentes e complica a si mesmo.
"Será que os ensinos de sua religião a respeito dos mortos estão de acordo com a Bíblia? Os da maioria das religiões não estão. Porque seus ensinos têm sido influenciados por Satanás."  
"Trata-se de uma mentira que Satanás associa com outras mentiras a fim de afastar as pessoas de Jeová."

     São realmente declarações polêmicas. Talvez você pense que esse ou outro tema, que parecem não estar de acordo com a bíblia, podem ser deixados de lado já que não faz diferença saber o que vai acontecer conosco após a morte. Tenha em mente que alguns ensinos como esses podem ser usados como verdades mais à frente e como pré-requisitos para doutrinas que também não fariam sentido.

     Exatamente como afirma o parágrafo:  "Trata-se de uma mentira que Satanás associa com outras mentiras".